domingo, 4 de março de 2012

Bem vindos à Univille, bem vindos à Luta


Bem vindos Estudantes! As aulas retornaram e com elas retomamos nossas lutas. Este ano, diferente dos anteriores, os estudantes podem contar com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O ano mudou, mas a situação em nossa universidade pouco modificou e ainda continuamos muito longe do que é apresentada nos comerciais. Passar no vestibular foi só a primeira etapa para acessar o ensino superior, agora a mensalidade se torna o segundo e o mais difícil obstáculo do estudante universitário.

Nossa universidade atualmente recebe verba pública, mas cobra mensalidade, não é pública nem privada. Há cerca de 10 anos existe o movimento que luta por sua federalização. O movimento vivenciou momentos importantes como em 2004, em que nós da gestão “DCE é pra lutar!” o liderávamos.

Ano passado a luta foi retomada, com a formação do Comitê pró-federalização, composto pela Administração da Univille, UFSC, Câmara de Vereadores de Joinville, DCE da Univille e várias outras entidades. A atividade demonstrou que as condições são favoráveis para alcançarmos esta reivindicação.

Por isso, precisamos de uma entidade de luta que conscientize, organize e mobilize os estudantes na luta pelos seus direitos. Esse é o nosso papel, como direção do DCE e contamos com vocês para que possamos unidos:


• Lutar pela Federalização da Univille;

• Lutar pela garantia de permanência dos estudantes na universidade, contra o aumento das mensalidades;

• Lutar pela ampliação da estrutura - livros na biblioteca;

• Organizar os CAs em todos os cursos;

• Estar em contato permanente com as lutas nacionais dos estudantes;

• Lutar pelo passe-livre estudantil e por uma empresa pública de transporte;

• Conscientizar os estudantes da necessidade de construirmos outra sociedade, uma sociedade socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário