quarta-feira, 15 de maio de 2013

Esclarecimento sobre as bolsas


Diante do novo atraso na entrega das bolsas e da justa cobrança que recebemos em virtude dos recorrentes atrasos, o DCE da Univille vem a público prestar esclarecimentos a respeito do assunto.

A Gestão DCE é pra lutar não tem medido esforços afim de resolver este problema. Quando assumimos o DCE recebemos uma "herança" de mais de R$ 30 mil em dívidas, CNPJ baixado e em consequência disso não temos crédito na "praça". As dívidas são com empresas que fornecem bolsas e duas delas entraram com processos judiciais contra o DCE da Univille, processos que podem ser consultados na página do TJ sob os números 038.11.501453-2 (ZLC ind.) e 038.11.019439-7/00001 (Terra brindes). Além disso vários estudantes haviam encomendado bolsas e pagaram o valor integral, mas o pedido nunca saiu do DCE, já não havia mais nenhum fornecedor de bolsas e o dinheiro também não estava no DCE. Em virtude dessa situação a Gestão DCE é pra lutar (2011-2012) ajuizou uma ação de prestação de contas contra a gestão anterior, ação sob o nº 038.11.046666-4. Importante ressaltar que antes de fazer novas bolsas, buscamos recursos para reembolsar aqueles pedidos que não haviam sido honrados.

As fontes de recursos do DCE são frágeis e a principal delas era a venda de bolsas, por isso nosso esforço em manter a confecção e venda, pois sem esses recursos não será possível a recuperação da saúde financeira do DCE. Mas, é evidente que as condições não são propícias. Os pedidos durante a nossa gestão foram feitos em nome dos diretores do DCE, utilizando seus CPF´s, o que limita o nosso pedido, pois são fechados mediante pagamento antecipado de 60% do valor, considerando a situação financeira do DCE dá para se ter ideia da dificuldade que isso significa.

Em 2012 havíamos contratado um empresa, que efetuou uma entrega de bolsas, com um pouco de atraso, mas entregou. No segundo pedido eles responderam após 60 dias que não poderiam nos atender. Problema, haviam encomendas que foram feitas mediante pagamento parcial, ficamos a mercê do fornecedor, pois não tinhamos escolha, nenhuma outra empresa queria fazer bolsas para o DCE da Univille. Para completar o rol de eventos que atrasaram os prazos de entrga de bolsas, o dono da empresa que nos fornecia bolsas faleceu. O que fazer diante de todas essas dificuldades? Considerando que muitos estudantes gostariam de ter a bolsa com o nome do curso, fizemos uma nova busca por um fornecedor e conseguimos uma empresa que topasse fazer as bolsas para o DCE. O pedido deveria ter sido entregue dia 10/05, mas por um erro da empresa, informaram nova previsão para o dia 20/05.

Acreditamos que os problemas com a encomenda de bolsas tenham terminado, mas entendemos que o desgaste gerado foi grande, pedimos a todos os estudantes que encomendaram bolsas que compreendam a situação delicada em que estamos colocados. Estamos trabalhando para resolver os problemas administrativos do DCE, mas não podemos esquecer que o papel da Entidade Estudantil é ser ponto de apoio dos estudantes nas suas reivindicações, mas politicamente o DCE estava tão destroçado como financeiramente. Após muitos percalços freiamos o caos que estava instalado no DCE, contamos com sua compreensão e apoio nesse momento.

Para maiores esclarecimentos, uma reunião para esclarecimentos que ocorrerá no DCE na próxima quinta-feira (23/05) na sede do DCE no bloco D, sala 16 as 20:30h. Quem não puder e desejar outro horário envie e-mail para univille.dceepralutar@gmail.com ou por telefone (47) 8464-5439.

Estamos a disposição dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário