segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O fim do ano letivo está chegando e com ele o aumento das mensalidades




Iniciamos as ultimas semanas de aula, iniciam as revisões de matérias para as provas finais, cálculos dos pontos necessários para fechar o semestre/ano sem exame ou a conclusão de TCC´s e monografias, o momento é de concentração para fechar bem o ano. Em meio a esses acontecimentos a Universidade se prepara para aplicar um novo reajuste das mensalidades, que segundo informações extraoficiais será de 8,1%.

Em diversas oportunidades declaramos a nossa opinião a respeito dos reajustes das mensalidades, mas não se trata somente das mensalidades, mas as mensalidades em si. A mensalidade é o grande vilão da educação, pois só acessa a Universidade quem pode banca-la, não bastasse isso todos os anos são aplicados reajustes retirando estudantes da sala de aula. E as Universidades Públicas? No Brasil existem 2.378 Instituições de Ensino Superior, 88% são privadas, são 6,3 milhões de estudantes de graduação e 74% pagam mensalidade. Em Joinville temos duas Universidades Públicas a Udesc com 2,6 mil alunos e a UFSC com 1,1 mil alunos matriculados. Porém as duas Universidades estão direcionadas para as ciências exatas, ou seja, quem reside em Joinville caso queira cursar uma graduação em outra área do conhecimento deverá mudar de cidade ou mesmo querendo cursar alguma graduação oferecida nas Universidades Públicas da região a oferta de vagas é muito baixa.

Na Univille são aproximadamente 10 mil matriculados com 33 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, não é uma Universidade Privada, pois foi criada por uma lei municipal que previa subvenção da Prefeitura de Joinville, mas cobra mensalidades. Basta uma leve observação dos números para concluir que a maior Universidade de Joinville que poderia suprir parte considerável da demanda por vagas no Ensino Superior Público limita as vagas a aqueles que podem pagar por elas.

Somos a favor de vagas para todos no Ensino Superior Público e Gratuito, portanto não podemos corroborar com os aumentos de mensalidades que só fazem excluir mais estudantes das salas de aula. A Administração da Universidade alega os custos e os que são menos ouvidos é quem paga a conta, os estudantes. São os menos ouvidos, pois tem somente 1 vaga no Conselho de Administração da Universidade, pois tem voto com peso inferior ao do Professor na escolha do Reitor da Universidade, mas ainda assim são os estudantes quem mantêm a Universidade. Isso nos faz refletir sobre o peso do estudante dentro da Universidade e sobre o quão importante é a organização.

Nas próximas semanas em paralelo aos nossos compromissos de salas de aula teremos o compromisso de decidir quão será nossa ação diante da proposta de reajuste que será apresentada pela Universidade, somente nossa mobilização poderá barrar o aumento. O DCE convoca todos os estudantes, faça parte desta luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário