sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aprovado 8,29% de aumento nas mensalidades!


Como previsto o Conselho de Administração da Univille homologou a proposta de aumento nas mensalidades em 8,29%.



Diante da situação cabem algumas reflexões:

1. Historicamente a Univille aumenta suas mensalidades de maneira desordenada e prejudicial aos estudantes, a exceção de 2008 quando deu a inflação, todos os outros anos os reajustes foram maiores que a inflação. Em 10 anos isso gerou uma diferença de quase 28% dos reajustes em relação as mensalidades. Isto está certo? Qual salário acompanha essa progressão?

Evolução dos reajustes em relação a inflação nos últimos 10 anos


2. Esse ano diante da perspectiva de um novo ato (tal como em 2011) o aumento de mensalidade foi discutido uma semana antes de acontecer a reunião que aprova a alteração em nossas mensalidades, o que prejudicou a organização de qualquer mobilização contra o aumento. Mas isso não foi ao acaso, pelo contrário é proposital e premeditado. Isso prova o quanto a Univille teme que os estudantes se organizem e façam mobilizações contra o aumento das mensalidades. Demonstra também o quão disposta a Univille está para discutir com os estudantes.

O acadêmico segundo a Univille


3. A reunião do Conselho de Administração da Univille é um mero protocolo, pois não são levados em consideração argumentos ou números. Os Conselheiros vão a reunião para aprovar o aumento, não passa de um teatro democrático (que de democrático não tem nada) para que os aumentos sejam aprovados por um Colegiado que analisou os números. E vamos explicar porque:
  • O Pro-reitor de Administração (atualmente Profº Raul Landmann) apresenta os números que "justificam" o reajuste;
  • É aberta a palavra aos conselheiros, e com exceção dos representantes dos estudantes, justificam que diante dos números não há o que discutir;
  • Após "todo" esse debate é votado o aumento. Em menos de 1h e decidido o futuro dos 10 mil acadêmicos da Univille. Quanta democracia!
4. Há muito o que se discutir em relação aos aumentos das mensalidades, mas por ora o que fica evidente é a necessidade de organização dos estudantes. Nossa mobilização é nossa ferramenta. A mensalidade aumentou, mas vamos continuar o debate, não é o momento de ceder, é hora de continuar na luta e organizar o conjunto dos estudantes que não aguenta mais os aumentos, é hora de organizarmos pelas bases da Universidade, a construção de Centros Acadêmicos nos cursos deverá ser nossa tarefa central.

Estudantes, até a vitória. O DCE é pra lutar!



Contato:

Telefone: (47) 8410-6368/(47)3461-9148

Nenhum comentário:

Postar um comentário