quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Eleições para a Reitoria na Univille: Democracia na Universidade?

Ocorreu no dia de ontem o pleito para eleger a nova reitoria da Univille (gestão 2013/2016). Foi vitoriosa a Chapa COMPROMISSO COM A UNIVERSIDADE, encabeçada pela Profª. Sandra Furlan (reitora) e Prof. Alexandre Cidral (vice-reitor). O resultado se deu com a aprovação 64,97% dos votos de professores, alunos e funcionários.

É justamente essa porcentagem de aprovação que o DCE pretende questionar.

A atual direção do DCE foi eleita sobre a bandeira de defesa da paridade nas eleições para a Reitoria e, em nossa avaliação, este é o momento de abrirmos esta discussão com os estudantes.

Não concordamos com a forma pela qual é eleita a Reitoria da universidade porque, em nossa avaliação, é antidemocrática!

Antidemocrática porquê?

Para explicar, segundo o Regimento Geral da Univille, em linhas gerais, o Colégio Eleitoral da Univille é composto por:

Professores de carreira e colaboradores contratados há mais de dois anos:
Cujos votos correspondem a 70% do colégio eleitoral
Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Ensino Médio:
Cujos votos correspondem a 25% do colégio eleitoral
Funcionários, contratados há, no mínimo, três meses:
Cujos votos correspondem a 5% do colégio eleitoral

Em outras palavras, o voto de pouco mais de 600 professores vale mais que o dobro dos votos de mais de 10.000 alunos e cerca de 400 funcionários. Na matemática da Univille 600 é um número maior que 10.000!

Então por que eu, como aluno, devo votar?

Boa pergunta! A totalidade de votos dos alunos (frise-se: mais de DEZ MIL) é insignificante para as eleições da Reitoria. A possibilidade de voto dos estudantes não passa de uma falsa ideia de participação nas decisões da Universidade.

Isso explica, por exemplo, porque todas as propostas dos candidatos direcionadas aos estudantes são vagas e porque não há qualquer proposta de solução para o principal problema da Universidade: os altos preços das mensalidades, que a cada ano expulsam mais e mais alunos do ensino superior.

O que o DCE pretende fazer a respeito disso?

Esse é só o início da discussão. Pra se ter uma ideia, o Conselho de Administração da Univille, que é o que aprova o aumento de mensalidades, tem somente uma cadeira de representação estudantil, um nome indicado pelo DCE. Existe alguma dúvida do porquê todos os aumentos são aprovados por quase unanimidade?

Protocolamos uma pauta de reivindicação com os candidatos à Reitoria. Uma delas é a paridade nas decisões da universidade. Aguardamos a resposta formal dos novos reitores pra que possamos dar os próximos passos.

Revisar, discutir com a comunidade acadêmica e atualizar o Regimento Geral da Univille é uma das propostas da Reitoria eleita. Nós somos a maioria da comunidade acadêmica. A Univille é nossa. Se o Regimento Geral for mudado, deve ser em nosso favor.

Paridade nas eleições para a Reitoria! Paridade nos Conselhos! Democracia na universidade!

O DCE é pra lutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário