quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Segue abaixo texto extraído do site da UNE (União Nacional dos Estudantes) sobre a atividade.



A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Catarinense dos estudantes (UCE) realizaram nesta segunda-feira (3), uma passeata pelas ruas da cidade de Blumenau-SC. Mais de 200 estudantes se reuniram saindo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) em direção a Câmara de Vereadores para acompanhar a Audiência Pública, que lotou o plenário da casa.

Durante audiência pública, a Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara Federal, discutiu, através do Projeto de Lei 7287, a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da federalização da FURB, incorporando sua estrutura física, servidores e estudantes.

A sessão solene foi coordenada pelo deputado federal Pedro Uczai, membro da Comissão de Educação. Diversas autoridades e organizações estiveram presentes, entre eles os deputados estaduais Ana Paula Lima e o Sargento Soares, vereadores da Cidade de Blumenau e Gaspar, o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes), representantes da OAB, Comitê Pró-Federalização da FURB, DCE Univille, União Blumenauense dos Estudantes (UBE), além da UNE e da UCE.

Ao término da sessão, o deputado copilou um documento com cinco resoluções, aprovadas em audiência pública, entre elas a aprovação da Comissão de Educação e Cultura que autoriza o poder executivo a criar a UFVI, a implementação imediata desta instituição e a transformação da FURB em um multicampi, agregando a universidade federal. O parlamentar se comprometeu a encaminhar o material aos demais colegas da Comissão, à bancada federal catarinense e ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Para o presidente da UCE, Dérique Hohn a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí auxiliará não apenas na ampliação do acesso à universidade, mas também no crescimento do estado. “Santa Catarina está entre os piores índices na questão da educação universitária pública, possuindo apenas duas universidades federais e uma estadual. Com a construção da UFVI a região ganhará cerca de 20 mil novas vagas o que ajudará no desenvolvimento acadêmico do estado”.


Thatiane Ferrari

(Grifos nossos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário